Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Um esporte diferente.

Vou lhes dar algumas explicações de como jogar e sobre a história de um jogo não muito popular, o xadrez. Existem muitos lugares e escolas que estão adotando o xadrez como novo esporte.

Muitos de vocês devem estar pensando, que raio de jogo é esse. O xadrez é um jogo que faz você pensar muito, exercitar a memória e a concentração.

As peças utilizadas no jogo são: os peões, as torres, os cavalos, os bispos, a dama e o rei. O tabuleiro tem 68 casas que se alternam em brancas e pretas (além do preto usa-se verde e marrom). O tabuleiro é organizado em colunas, que são representadas letras minúsculas, e em fileiras, que são representadas por números.
















Movimentação das peças:
 
O peão é a peça de menos valor, ele se movimenta para a frente até o outro lado do tabuleiro, quando o peão alcança a última casa do tabuleiro ele "coroua" o jogador tende a convertê-lo em uma dama, torre, bispo ou cavalo. O peão captura peças adversárias na diagonal.








O cavalo é uma peça de peso médio, ele se movimenta em forma de L (duas casas para uma direção e uma casa para os lados), o cavalo não anda na diagonal. É a única peça que pode "saltar" as outras. O cavalo é muito eficiente em posições fechadas.




 
 



O bispo é uma peça de peso médio, ele se movimenta nas diagonais quantas casas o jogador quiser. Uma peça muito eficiente em posições abertas.


                              








A torre é uma peça poderosa, que pode se movimentar na vertical ou horizontal quantas casas o jogador quiser.











A dama é a peça mais poderosa, esta peça pode andar nas diagonais, na horizontal e na vertical quantas casas o jogador quiser.









O rei é a peça mais importante do jogo, ele não pode estar em xeque após a finalização da jogada. 









Para mais informações acesse o site do Clube de Xadrez de São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário